Proposta que contribui para resolver a contradição existente entre o que deve ser a educação em Angola - PhD Rosa do Nascimento

Autora: Rosa do Nascimento, PhD

(Tese de Doutoramento)

RESUMO

O objectivo da presente investigação é de elaborar uma proposta que contribui para resolver a contradição existente entre o que deve ser a educação em Angola e em particular o processo de ensino – aprendizagem (PEA) da estatística aplicada na educação e a maneira como este processo se desenvolve na prática docente. A partir da análise histórica lógica das concepções dos processos de ensino- aprendizagem e em particular da estatística, se aporta uma nova visão de ensino e aprendizagem desta disciplina que se concretiza numa estratégia didáctica que concebe o PEA mediante o enfoque do problema base. A mesma inclui acções dirigidas aos professores e aos estudantes com ênfase na resolução de problemas de processamento estatístico de dados em cuja relação se tem em conta os passos do programa heurístico geral. A proposta foi favoravelmente avaliada por expertos e sua aplicação na práctica pedagógica, evidencia um melhoramento na direção do processo de ensino- aprendizagem da estatística exercendo uma influência positiva na aprendizagem dos estudantes, que se verifica nos resultados obtidos na disciplina.