Dissertação de Mestrado - MsC Ricardo Família

Autor: Ricardo Família

(Dissertação de Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular pelo ISCED-Huila)

RESUMO

Numa sociedade ainda muito marcada pela dicotomia rural-urbano importa avaliar até que ponto o meio sócio - cultural influencia o desempenho escolar dos alunos. Neste estudo constituíram objectivos fundamentais caracterizar os estudantes que frequentam a 6ª classe na Escola do Ensino Primário Deolinda Rodrigues na cidade do Huambo em termos sócio – culturais, identificar diferenças ao nível do rendimento escolar dos alunos em função do seu meio sócio - cultural de origem, género e apoio dos encarregados de educação na realização das tarefas escolares. Para tratamento dos dados recorremos a estatística descritiva para caracterizar os 272 alunos que frequentam a 6ª classe da Escola do Ensino Primário Deolinda Rodrigues do Huambo e a metodologia qualitativa (análise de conteúdo, temática e categoria), com carácter exploratório, para conhecer o apoio na realização das tarefas escolares de 40 pais e encarregados de educação (20 do meio rural e 20 do meio urbano). Os resultados obtidos apontam para desvantagens entre os alunos do meio urbano e do meio rural determinadas pelo seu contexto sociocultural, encontrando-se no meio rural menor nível de instrução das famílias, profissões indiferenciadas com menor rendimento económico, o que dificulta o acesso à escola e a aquisição de material escolar básico. De um modo geral os alunos do meio rural encontram-se a distâncias maiores da escola, têm uma participação diária nas tarefas de subsistência das famílias (dispondo de menos tempo para as tarefas escolares) e maior insucesso escolar em todas as disciplinas.

 

 

 

Ricardo Família