Proposta de concepção teórico-metodológica redimensionar o perfil profissional do graduado no curso de Licenciatura em Ciências da Educação - PhD Eduardo Cassinda

Autor: Eduardo Cassinda. PhD

(Tese de Doutoramento)

RESUMO

A formação de profissionais da educação é uma área de singular importância no contexto internacional. Na República de Angola esta formação é estratégica, pela função que estes profissionais desempenham na solução dos problemas actuais e perspectivas da sociedade. A Escola superior Pedagógica do Bié é uma instituição de um alto impacto social, pelo seu papel na formação de educadores neste contexto específico. O Curso de Licenciatura em Ciências da Educação na Especialidade de Psicologia é um dos que esta instituição desenvolve. A presente investigação aborda uma proposta de concepção teórico-metodológica que pretende redimensionar o perfil profissional do graduado no curso de Licenciatura em Ciências da Educação, na Especialidade de Psicologia, no desenho curricular, estruturada em dois componentes fundamentais: um teórico e outro metodológico. A proposta inclui aspectos imprescindíveis ao ter em conta os fundamentos, o perfil profissional, as dimensões e indicadores e o plano de estudo como parte da componente teórica que junto da metodológica contribuirão para ampliar o desempenho profissional do futuro graduado. Dentro da componente metodológica se parte da situação actual do perfil do profissional, para diagnosticar e propor como preparar os directores e professores do curso, a fim de assumirem o importante desafio de redimensionar este perfil, ampliando as funções profissionais vigentes para as quais se forma o futuro profissional, assim como os níveis educativos onde deve inserir-se uma vez formado.