Proposta para melhorar melhorar o cálculo de radicais - MsC Carvalho Chicapa

Autor:  Carvalho Nunes Chicapa


Resumo da Dissertação de Mestrado


O presente trabalho surge na perspectiva de melhorar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática no cálculo de radicais para reduzir a um índice comum nos alunos da Escola do II Ciclo do Ensino Secundário “Samuel Lussati”, com o objectivo de se elaborar uma metodologia que vise aperfeiçoar o desenvolvimento das habilidades na redução dos radicais para reduzir a um índice comum, partindo de uma reflexão sobre alguns aspectos sociais e de sua formação, relacionada com as acções mentais, fundamentada pela proposta apresentada numa sucessão de indicações de carácter algorítmico, onde os alunos constituem o sujeito activo na execução das sucessões dos passos propostos. Foi valorada por expertos seleccionados a partir da pertinência e factibilidade da proposta metodológica para o cálculo dos radicais, para reduzir a um índice comum, onde se evidencia, na avaliação realizada, que a totalidade dos atributos submetidos à consideração assenta como tendência grupal, na categoria C1 (adequado), manifestando-se no estado comparativo entre o diagnóstico inicial e o diagnóstico final.

Carvalho Nunes Chicapa

Docente do departamento de Ciências Exactas

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.