Proposta de formação contínua para aperfeiçoar a produção dos materiais curriculares - MsC Arão Cutatela

Autor:  Arão Chilulo Cutatela  


Resumo da Dissertação de Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular pelo ISCED-Huila


A presente síntese, ilustra os principais resultados obtidos à partir do trabalho de dissertação de mestrado, cuja autoria é de Arão Chilulo Cutatela, Docente do Departamento de Ciências da Educação da ESP/Bié e responde aos endereços Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., telef. nº: 939073013, 990070313, cujo Tema é: “Proposta de formação contínua no sentido de aperfeiçoar a produção dos materiais curriculares no Processo de Ensino-Aprendizagem dos docentes do Departamento de Ciências da Educação na Escola Superior Pedagógica do Bié”, orientado pelo Professor Doutor José Carlos Bravo Nico, Docente da Universidade de Évora/ Portugal. O mesmo teve como objectivo contribuir para a formação contínua no sentido de aperfeiçoar a produção dos materiais curriculares no Processo de Ensino-Aprendizagem”. O estudo fez-se descritivamente por meio de uma entrevista semi-estruturada a 15 (quinze) docentes do Departamento de Ciências da Educação da Escola Superior Pedagógica do Bié, com objectivo de identificar as principais dificuldades e necessidades que apresentam na produção de materiais curriculares. A base teórica do trabalho aponta a questão dos materiais curriculares e respectiva produção na dimensão mais ampla da formação docente, da teoria e do desenvolvimento curricular, no Processo de Ensino-Aprendizagem. A análise dos resultados mostrou que ainda há debilidades na produção dos materiais curriculares, fruto da necessidade demonstrada pelos docentes mais experientes e menos experientes em participarem da elaboração, validação e aplicação dos materiais curriculares, bem como a consolidação dos mesmos. A proposta levantada faz referência aos recursos metodológicos e aos modelos curriculares (métodos e procedimentos), para auxiliar os docentes a aperfeiçoar a produção dos materiais curriculares no Departamento em referência.

Palavras-chave: Formação Contínua de Docentes; Materiais Curriculares e Processo de Ensino-Aprendizagem.