A Orientação profissional no Ensino Superior da República de Angola - PhD Adriano Savilombo

Autor: Adriano Tchitawe Savilombo


Resumo da Tese de Doutoramento


A orientação profissional no Ensino Superior da República de Angola torna-se uma necessidade e ao mesmo tempo um complexo problema não resolvido ainda, especialmente se se analisa o trabalho do professor para realizar este processo. A presente investigação tem como objectivo geral propor um programa de intervenção dirigido à preparação para o  trabalho de orientação profissional do professor da carreira de Ciências de Educação, opção de Psicologia, na Escola Superior Pedagógica do Bié, República de Angola. A partir do método mais geral do conhecimento científico, o dialéctico-materialista, o tipo de estudo exploratório-descritivo e com o emprego de métodos  teóricos, empíricos e matemáticos, foi realizado um processo de reflexão colectiva desde a prática, onde o investigador e os professores preocuparam-se em dar solução ao problema científico da investigação. Dos resultados do diagnóstico, da determinação de ganhos e carências, das sessões de trabalho e a implementação de diversas formas organizativas foi emergindo um resultado científico: o programa de intervenção. A contribuição a teoria está fundamentada pelo aporte a uma concepção teórico-metodológica para a elaboração do programa. O ordenamento e a estruturação dialéctica, lógica, pedagógica e didáctica dos componentes e sua relacção com a concepção proposta, contribuem para a teoria pedagógica, concretamente, para a educação permanente. O programa foi avaliado mediante critério de especialistas. O registo de experiências de sua implementação preliminar reflecte valoração positiva de sua factibilidade e pertinência na carreira.