Processo de Socialização Organizacional - MsC Adérito Cacope

Autor: Adérito Adriano Cacope


Resumo da Dissertação de Mestrado


Este trabalho, que se baseia num estudo qualitativo, visa discutir o processo, a importância e os fatores que influenciam o processo de socialização dos professores recém enquadrados numa Escola do Segundo Ciclo do Ensino Secundário de Katabola/Angola.

Considerando que a vontade do Estado é realizar a escolarização de todas as crianças em idade escolar, reduzir o analfabetismo de jovens e adultos, o governo tem vindo a estender a rede escolar a quase todo território nacional. Os novos professores são colocados a trabalhar nas zonas mais carenciadas do país, onde a diversidade cultural e o modo de vida constituem elementos que dificultam a integração do novo membro na organização e na comunidade local, uma vez que o seu trabalho não se limita à sala de aula. A socialização do recém-chegado com a organização tem sido abordada em vários estudos de diversas áreas da Sociologia e da Psicologia Social. É vista, sobretudo, como elemento fundamental para promover o envolvimento do indivíduo na organização nomeadamente quanto à aprendizagem das normas de condutas profissionais e à construção de identidades sociais.

Pretende, assim, um adequado conhecimento da realidade organizacional e social para reduzir as assimetrias e aumentar a produtividade. Neste estudo, foi possível constatar que as condições de infraestruturas tanto da organização como da comunidade (acomodação), as vias de acesso, as práticas culturais, a falta de informações credíveis antes da admissão na organização e a ausência de um acompanhamento pessoal e profissional durante a inserção na organização, influenciam significativamente na socialização dos novos professores.

 Palavras-chave: Socialização, Socialização organizacional, Educação, Integração, Meio Rural, Angola.