Tese de Doutoramento - PhD Alfredo Paulo

Autor: Alfredo Maria de Jesus Paulo


Síntese (Tese de Doutoramento)


A educação pedagógica universitária contemporânea, a nível mundial consigna um papel relevante à investigação como processo substantivo que se vincula à prática educativa e à sua qualidade, a partir da produção de conhecimentos que dão respostas às necessidades específicas através de seus resultados que, ao serem introduzidos solucionam os problemas educativos contextuais ou de maior alcance que requerem de conhecimentos, métodos e procedimentos da ciência. Angola não está apartada desta situação e trabalha no aperfeiçoamento do Ensino Superior, especificamente nas escolas superiores pedagógicas, ao estabelecer políticas que geram mudanças profundas no modelo de formação dos profissionais que inclui uma eficiente educação geral, formação pedagógica, capacidade para investigar, entre outras necessidades básicas no mundo moderno, pelo que assume o imperativo de incluir a investigação na formação de professores para melhorar o processo educativo nos diferentes subsistemas de ensino em que trabalharão os egressados destas instituições (Pré-escolar, Ensino Primária, Ensino Secundário e Pré-universitário). A partir do diagnóstico do estado actual da formação investigativa na Escola Superior Pedagógica de Bié (ESPB), são expostas as dificuldades, potencialidades e necessidades que estão relacionadas com a investigação como função profissional pedagógica, em estreita inter-relação com a função docente metodológica e de orientação educacional, que se manifesta no modo de atuação profissional  nesta instituição de Ensino Superior de Angola. Por isso é proposto um projecto institucional que aporta uma visão renovadora na  gestão para alcançar o objectivo de favorecer a formação inicial e permanente da investigação como  função profissional pedagógica na inter-relação com as restantes funções profissionais na ESPB, o qual se está desenvolvendo desde 2010 e ainda que seu término está  previsto para 2017, são apreciados e valorizados na prática  os resultados alcançados que mostram que constituem uma via válida para atingir as metas propostas e transformar o modo de atuação  profissional e pedagógico.