Estratégias didáctica desenvolvedora para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Análise Matemática I - PhD Pedro Chimbinda

Autor: PEDRO CHIMBINDA AVELINO. PhD

(Tese de Doutoramento)

RESUMO

Nesta tese se propõe uma estratégias didáctica desenvolvedora para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Análise Matemática I que se ensina no curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPB) na República de Angola. As acções tanto do professor como dos estudantes estão organizadas mediante as dimensões da aprendizagem desenvolvedora: activação-regulação, significação e motivação por aprender. A estratégia está sustentada numa abordagem do  desenvolvimento da Matemática, por resultar de um fundamento adequado para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Análise Matemática I que se ensina no curso de Matemática da ESPB a partir das exigências actuais estabelecidas para o ensino superior na República de Angola. Os resultados do diagnóstico  neste processo, mostram que na formação inicial de professores da  ESPB, incide o baixo nível motivacional por parte dos estudantes e, na disciplina de Análise Matemática vigora um ensino de pouca qualidade, aprendizagem reproductiva, pouca emissão de juízo e critérios, a falta de uma metodologia que favoreça o processo de ensino-aprendizagem, entre outras debilidades.  Os componentes que conformam a estratégia didáctica desta investigação são: a missão, o objetivo, o diagnóstico para determinar o estado real em função do estado desejado, as acções dirigidas na actuação do professor e do estudante, mediante as dimensões da aprendizagem desenvolvedora, assim como o controlo e a avaliação. A estratégia didáctica foi validada mediante um pré-experimento, nos estudantes do primeiro ano do curso de Matemática da ESPB, no ano lectivo 2014. Os resultados alcançados foram mediante a colocação em práctica,  demonstrando a sua validade.