Superação Psicopedagógica dos docentes da Universidade “José Eduardo dos Santos” - PhD Abel da Silva

Autor: PhD. Abel José da Silva

(Tese de Doutoramento)

RESUMO

As vivências acumuladas pelo autor e a sistematização realizada a investigações dentro das ciências pedagógicas relacionadas com a superação e o desempenho pedagógico dos docentes universitários, possibilitaram encontrar a solução para o problema científico investigado ao questionar: Como contribuir para a preparação psicopedagógica dos docentes da Universidade “José Eduardo dos Santos” (UJES) da República de Angola para o melhoramento de seu desempenho pedagógico? A partir da caracterização dos problemas relacionados com a preparação psicopedagógica no desempenho pedagógico dos docentes na UJES, fundamenta-se, estrutura-se e se executa uma estratégia de superação profissional em psicopedagogia para o melhoramento do desempenho pedagógico dos docentes da UJES da República de Angola, que é o objectivo desta investigação. Desde o processo de construção da estratégia de superação, se reconhecem qualidades ou atributos que surgem dos conteúdos psicopedagógicos da estratégia de superação projectada e sua manifestação/concreção nos níveis de profissionalização dos docentes universitários, tanto para sua formação básica como para a especializada e que se expressam no seu desempenho pedagógico, aspecto que enriquece as ciências pedagógicas em geral e em particular a Teoría de Educação Avançada.

A valoração dos resultados da consulta a 35 expertos, processados por meio do método Delphy, possibilitou avaliar a validez teórica e prática da estratégia de superação desenhada para o melhoramento do desempenho pedagógico dos docentes, o que confirma sua validez científica.