Proposta Didáctica para a vinculação da teoria com a prática da Geografia Física Geral I - MsC Paulo Cuionja

Autor:  António Paulo Cuionja, MSc  

(Dissertação de Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular pelo ISCED-Huila)


RESUMO


O presente trabalho tem como título “Proposta Didáctica para aperfeiçoar a vinculação da teoria com a prática no processo de ensino e aprendizagem da Geografia Física Geral I, do 1º ano do Curso de Ensino de Geografia da Escola Superior Pedagógica do Bié”. O objectivo principal visa a elaboração de actividades práticas de forte ligação com os conteúdos teóricos de modo a contribuir para um ensino voltado para a realidade dos estudantes. O diagnóstico resultante da aplicação dos instrumentos de análise revelou que o processo de ensino aprendizagem se baseia essencialmente no tradicional método magistral, assente na exposição dos conteúdos por parte do professor, sendo fraco o vínculo com a prática, ainda que seja reconhecida a sua pertinência quer pelos estudantes quer pelos professores. Assim, a partir dos fundamentos teóricos que se apresentam, assentes em revisão bibliográfica, e nos resultados do diagnóstico contextualizado, apresentam-se quatro propostas exploratórias de actividades práticas no âmbito do Programa de Geografia Física Geral I que materializam a Proposta Didáctica desta dissertação. Estas actividades visam concretizar o vínculo da teoria com a prática e iniciar os estudantes do 1º ano do Curso de Formação de Professores de Geografia no conhecimento geográfico, tendo em consideração a análise da relação da natureza com a sociedade, assim como as dinâmicas resultantes deste relacionamento aplicadas ao contexto onde o mesmo se desenvolve.

Palavras-chave: Processo de ensino e aprendizagem da Geografia. Vínculo da teoria com a prática. Proposta Didáctica. Aulas práticas.

MSc. António Paulo Cuionja - “Professor Assistente”